top of page

A importância da motricidade para crianças em idade pré-escolar

Atualizado: 26 de out. de 2018

Motricidade é definida por ShapeAmerica.org como sendo "a capacidade de se mover com competência e confiança em uma ampla variedade de atividades físicas em múltiplos ambientes que beneficiam o desenvolvimento saudável de uma pessoa". Em um ambiente de creche, isso significa fazer exercício físico organizado em atividades que são projetadas para aumentar as habilidades motoras grossas e finas e permitir que as crianças cresçam com confiança.

Mas...

Agora, você pode pensar que qualquer atividade que leve seu filho a se cansar o suficiente para ficar quieto por alguns minutos, cochilar para que você possa tomar banho em paz é excelente, mas é muito mais do que isso. Outros podem pensar que as crianças não precisam de atividades físicas planejadas, mas que o jogo livre e a corrida são mais do que adequados. Nós seríamos as últimas pessoas a dizer que qualquer um desses pontos é válido. Nada melhor que ter uma criança pequena ou pré-escolar em uma soneca profunda e repousante resultante de uma brincadeira livre. É inestimável para o desenvolvimento cerebral de uma criança, mas a atividade física organizada tem um papel importante a desempenhar também.

Há algumas coisas muito importantes a serem lembradas ao lidar com este conceito e as crianças que estão em idade pré-escolar. Uma delas é que nem todas as crianças se desenvolvem na mesma proporção e velocidade. De um modo geral, por exemplo, os meninos dominam habilidades motoras grosseiras antes das meninas, e as meninas desenvolvem habilidades motoras finas mais cedo do que meninos.


O Ciclo de Aprendizagem


Assim como as crianças aprendem o ABC, podem aprender atividades físicas. O ciclo passa da curiosidade para a exploração para a repetição até o nível de domínio e, finalmente, para a confiança. Quando uma criança se sente confiante em suas habilidades para participar de jogos e atividades, ela fica mais propensa a melhorar cada vez mais, aumentando seu domínio sobre a motricidade. Quando a criança se sente no controle, é mais provável que ela se torne curiosa e explore novas atividades, e assim o ciclo avança.


Atividade apropriada para cada idade

As atividades organizadas precisam começar devagar com as expectativas apropriadas. Uma de nossas atividades favoritas é o “slackline”, (eles chamam de tirolesa) Nesta atividade as crianças se deparam com o desafio convidando-as a trabalhar a concentração, persuasão, superação e o resultado é maravilhoso quando elas conseguem alcançar o objetivo!

E vocês o que fazem para promover o desenvolvimento físico de seus filhos? Compartilhe aqui conosco e com os outros pais também!




136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page