top of page

Uma escola que respeita a infância

Uma escola idealizada por uma mãe e pedagoga, que sempre sonhou com um espaço onde as crianças pudessem viver a infância com liberdade e respeito. Um espaço de experimentações, transformações e crescimento de todos que nele habitam.

Com um curriculum planejado a partir dos interesses das próprias crianças, projetos maravilhosos e criativos surgem constantemente, é a criança sendo protagonista de seu desenvolvimento, construindo laços, fortalecendo sua autoestima e tendo prazer em aprender.

Proposta Pedagógica

Tendo como inspiração referências na área da educação como: Paulo Freire, Emmi Pikler, Loris Malaguzzi, Rubem Alves, Howard Gardner a proposta da Alegria da Vila é uma escola que respeita a infância, para tanto tem como princípios:

IMG_3726.JPG

O bem estar das crianças

Com espaços e tempos organizados para atender as necessidades individuais de cada criança, proporcionamos uma atmosfera de liberdade e autonomia para as explorações e descobertas individuais.

Entendemos que todos os momentos na Alegria da Vila, são momentos de aprendizagem. Desde os momentos de atenção pessoal (alimentação, soninho etc) até os contextos e sessões planejadas.

O cotidiano é conteúdo, não deve ser negligenciado!

A pedagogia da escuta

Um espaço de relações, entre os pares, adultos e familiares. Espaço de escuta saudável e respeito às diversidades.

A pedagogia da escuta, nos ensina uma forma sensível de ver e sentir o outro e a nós mesmas. É a escuta dos gestos, olhares, corpo e movimento do outro.

O Livre movimento e poder de escolha

O espaço convida ao livre movimento, a explorar e descobrir as potencias de cada corpo.

Valorizamos a capacidade da criança na construção de sua autonomia motora, desde o berçário até a educação infantil.

Crianças livres e com autonomia para seguir e testar suas teorias, tendo sempre o adulto referência como mediador.

Relações e Vínculos

Na escola as crianças pequenas encontram outras formas de ser e estar no mundo.

Na escola tecem relações com seus pares e adultos, num ambiente saudável e pensado estrategicamente para que possam descortinar o mundo.

Nas relações formam-se os vínculos afetivos, de confiança e respeito às diferenças.

bottom of page