top of page

Filhos (e pais) devem acreditar em suas habilidades.

Desenvolvendo "growth mindset" na sua criança

 

As críticas podem ser perturbadoras para as crianças, fazendo com que elas se retraiam para dentro de suas conchas, enquanto elogios excessivos podem torná-las dependentes das opiniões dos outros para motivação.

Então, como você pode trazer o melhor de seus filhos?



Comece ajudando-os a ficarem confiantes de que todos os objetivos são acessíveis e alcançáveis. Isso significa ensinar a seu filho que, independentemente dos desafios que enfrentar, eles serão capazes de superá-los através da perseverança.

Isso é chamado de mentalidade de crescimento (growth mindset).


As crianças que têm essa mentalidade, não são facilmente sobrecarregadas e acreditam que podem atingir todo o seu potencial através de coragem, tenacidade e insistência.



Os benefícios dessa mentalidade foram documentados em um estudo de 1998 da professora Carol Dweck, no qual 128 alunos receberam quebra-cabeças para completar.


Quando terminaram os quebra-cabeças, as crianças foram elogiadas de uma das duas maneiras:

1 - por serem inteligentes ou

2 - por trabalharem arduamente.



Quando Dweck pediu às crianças que selecionassem uma segunda tarefa, ela as deixou escolher entre uma que fosse semelhante à primeira e uma que fosse mais difícil, mas através da qual elas aprenderiam mais. Das crianças que foram elogiadas por sua inteligência, 67% escolheram a tarefa semelhante, enquanto 92% das que foram elogiadas por serem trabalhadoras escolheram a mais difícil.




Em outras palavras, as crianças do grupo trabalhador adotaram uma mentalidade de crescimento (growth mindset) - e junto com ela veio a confiança de que, com determinação, elas poderiam lidar com uma nova tarefa. Elas se tornaram mais abertas a enfrentar novos desafios. Essa perspectiva ajudará as crianças a se desafiarem. Mas os pais também devem adotar a perspectiva de que podem influenciar positivamente a inteligência de seus filhos. Isso pode assumir a forma de feedback afirmativo, como dizer palavras positivas e favoráveis, ou solicitar às crianças que interajam através da linguagem, aprimorem seu vocabulário e desenvolvam suas habilidades sociais.





Esse é um passo essencial porque os pais com uma visão afirmativa de seu papel nesse processo têm maior probabilidade de fornecer apoio adicional a seus filhos, o que pode ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page