top of page

Benefícios da Codificação para Crianças

Em 2019 iniciaremos mais esse programa na Alegria da Vila para nossos pequenos! Os benefícios são enormes! Estamos muito empolgados com mais esta inovação em nossa escola!

 

Quando as crianças são introduzidas na codificação, elas ganham o conhecimento de como a tecnologia digital funciona. A tecnologia digital é uma parte importante da vida de muitas crianças, pois elas estão cercadas por smartphones, videogames, entretenimento em vídeo, sites e até mesmo robôs. O que impulsiona essa tecnologia são softwares ou programas de computador criados por codificação. Assim como aprender sobre biologia e química, é importante que as crianças entendam os elementos básicos de uma parte integral de suas vidas. Elas precisam perceber que o que acontece quando eles usam a tecnologia não é mágica, e elas mesmas podem criar algo usando a tecnologia.

Mas saber o que acontece sob o capô da tecnologia moderna é apenas um dos benefícios de aprender codificação. Muitos dos outros benefícios estão relacionados a fazê-las aprender a pensar e desenvolver habilidades que precisarão no futuro.



Veja abaixo alguns benefícios da aprendizagem da codificação e por que a mesma é importante para crianças:


1 - As crianças aprendem o pensamento computacional - Quando as crianças aprendem codificação, elas desenvolvem habilidades cognitivas e aprendem um processo metódico de solução de problemas que se assemelha a um computador. O processo envolve o uso de abstrações e reconhecimento de padrões para representar o problema de maneiras novas e diferentes, organizando e analisando dados logicamente, dividindo o problema em partes menores, identificando e criando as etapas necessárias para resolver o problema, executando os procedimentos, analisando os resultados. e determinar se os resultados deram uma resposta aceitável. O pensamento computacional pode ser aplicado a outras situações além da codificação, pois é uma maneira de pensar que resolve problemas práticos.


2 -- As crianças aprendem a usar a lógica - O pensamento lógico é necessário para codificação. Consiste em formular procedimentos passo a passo para produzir um resultado desejado. Envolve o uso de expressões, seleção, iteração, condicionais e outras declarações e sentenças lógicas.




3 - As crianças aprendem a resolver problemas - A codificação ensina as crianças a dividir problemas complexos em componentes. Essa técnica de solução de problemas pode ser transferida para muitos outros campos. Por exemplo, os cientistas resolvem problemas formando hipóteses e testando sistematicamente essas hipóteses uma a uma. Os mecânicos de automóveis diagnosticam problemas no carro substituindo uma parte de cada vez para isolar a parte problemática. Na codificação, a criança descobre erros, gerando hipóteses inteligentes e ajustando partes de seu código, um componente de cada vez, para testar qual deles resolve o problema.


4 - As crianças aprendem como as coisas funcionam e criam coisas que funcionam - a codificação ensina as crianças a construir, usando a causa e o efeito para fazer as coisas funcionarem e adaptá-las ao seu propósito específico.



5 - As crianças aprendem a antecipar e evitar problemas - Na codificação, as crianças aprendem a “lidar com erros”, isto é, antecipam problemas que provavelmente surgirão e a escrever os códigos corretos que impedirão que o objetivo inteiro falhe quando o erro acontecer.


6 - As crianças aprendem o pensamento estrutural - aprendem a construir pequenos pedaços para adicionar à solução.


7 - As crianças aprendem o pensamento algorítmico - o pensamento algorítmico é a capacidade de definir etapas claras para resolver um problema ou resolver uma tarefa. Envolve conceitos computacionais como repetição, seqüenciamento e lógica condicional. As crianças usam algoritmo o tempo todo, mesmo sem saber, especialmente com matemática (como resolver problemas de divisão longa) e ciência. O pensamento algorítmico permite que as crianças quebrem os problemas e pensem nas soluções como um procedimento passo a passo.


8 - As crianças aprendem perseverança - As crianças aprendem a persistir se o que estão criando não está funcionando. Eles são levadas a analisar o que não está funcionando, por que não está funcionando e a descobrir como corrigi-lo até que funcione.


9 - As crianças exercitam a criatividade e, de uma forma divertida, aprendem a criar coisas que funcionem - as crianças adoram a tecnologia e, “magicamente”, criar coisas relacionadas com o que amam, proporcionam-lhes uma motivação natural.


10 - Aprender a codificar encoraja as crianças a exercitar sua imaginação e improvisar quando seus recursos são limitados. Além disso, quando são capazes de criar algo que funcione, a codificação dá às crianças uma sensação de conquista e reforça sua autoconfiança.


11 - A codificação prepara as crianças para as habilidades necessárias no futuro - A contínua oneração e importância da tecnologia em nossas vidas exigiria muitos trabalhadores com habilidades de codificação. Até mesmo muitos trabalhos que exigem o uso de computadores exigiriam um pouco de conhecimento de codificação. Além disso, ao aprender a codificar, as crianças também aprendem outras habilidades futuras importantes, como pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade.



12 - A codificação mostra a matemática em ação - A codificação mostra às crianças a aplicação prática da matemática e por que ela é tão importante. As instruções de codificação geralmente contêm expressões matemáticas que precisam ser resolvidas para que o programa avance.




13 - A codificação pode fazer com que seu filho descubra sua paixão ao longo da vida e pode ser útil para ele decidir sua carreira futura - A programação de computadores pode ser a profissão que mais cresce e se torna mais excitante nas próximas décadas, com o desenvolvimento da inteligência artificial. , mineração de dados e robótica. As crianças expostas à codificação podem desenvolver o amor ou até mesmo a paixão por ele e descobrir que é o que ele quer fazer na vida.



14 - Codificação incentiva as crianças a pensar fora da caixa - Codificação envia uma mensagem para as crianças que eles podem criar qualquer coisa a partir do nada, se quiserem trabalhar no problema. Como Bill Gates afirma: "Aprender a codificar amplia sua mente e ajuda você a pensar melhor, cria uma maneira de pensar sobre coisas que acho úteis em todos os domínios".


fonte:https://www.raisesmartkid.com/

521 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page