top of page

Transtorno de dependência de tela é real e danifica o cérebro do seu filho

Atualizado: 2 de mar. de 2020

Alerta aos pais: agora, você tem outro motivo válido para restringir o tempo de tela dos seus filhos mais novos. Uma nova pesquisa mostrou que o uso prolongado da tela do celular pode afetar o cérebro do seu filho. Pode levar a um distúrbio que também é conhecido como Transtorno de Dependência de Tela (SDD). Traduzimos a matéria para informar nossos pais e amigos. Leia e deixe sua opinião.



 

Segue a matéria:

"Nós sempre enfatizamos a importância de limitar o tempo de tela para crianças aqui em SmartParenting.com.ph . As diretrizes atualizadas da Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendam um máximo de uma hora de tela por dia para crianças de 2 a 5 anos de idade. Bebês com menos de 18 meses devem evitá-lo completamente.

Vários estudos mostraram que o uso excessivo da tela pode prejudicar as crianças, desde problemas de sono e dificuldades com a comunicação até a socialização e o desenvolvimento do cérebro . Agora, uma nova pesquisa afirmou que o uso prolongado de gadgets pode levar ao " Transtorno de Dependência de Tela".

Screen Dependency Disorder ou SDD refere-se ao comportamento 'viciante' relacionado à tela, de acordo com o Dr. Aric Sigman , psicólogo norte-americano que é autor do trabalho de pesquisa ' Transtornos de Dependência de Tela: Um Novo Desafio para a Neurologia Infantil . 'Está intimamente associado com Transtorno de Vício em Internet.

De acordo com Claudette Avelino-Tandoc , especialista em Vida Familiar e Desenvolvimento Infantil e Consultora de Educação Infantil, crianças de 3 ou 4 anos podem ter SDD. Em uma entrevista por e-mail com a Smart Parenting, Avelino-Tandoc explica que as crianças com SDD agarram seus aparelhos no momento em que acordam e comem na mesa com os olhos colados na tela, jogando games, assistindo shows ou manipulando apps.

O distúrbio manifesta uma miríade de sintomas, incluindo insônia, dor nas costas, ganho ou perda de peso, problemas de visão, dores de cabeça e má nutrição como sintomas físicos. Ansiedade, desonestidade, sentimentos de culpa e solidão são os sintomas emocionais. Muitos daqueles que sofrem do transtorno preferem se isolar dos outros e são frequentemente agitados e sofrem alterações de humor, acrescenta Avelino-Tandoc.

Com base na pesquisa de Sigman, aqueles que são viciados em telas também exibem comportamento dependente e problemático, incluindo sintomas de abstinência, aumentando a tolerância (para uso de tela), incapacidade de reduzir ou interromper as atividades da tela, mentindo sobre a extensão do uso, perda de interesses externos e continuação do uso da tela, apesar das conseqüências adversas.



Se o seu filho parece apresentar os sintomas mencionados acima, Avelino-Tandoc aconselha a procurar a ajuda de um pediatra de desenvolvimento para que seu filho possa ser adequadamente diagnosticado.

“Eles também devem ficar alarmados quando a rotina familiar ou as tarefas não podem mais ser executadas pela criança porque ela não pode ser 'retirada' da tela”, diz ela. “Os pais ou cuidadores devem fornecer ao médico o comportamento de seus filhos, como observaram em casa. Ele também pode ter seu próprio conjunto de testes e perguntas para os pais e a criança. ”

Enquanto a pesquisa para esta desordem continua, estudos prévios mostram que aqueles com SDD têm “diferenças microestruturais e volumétricas, ou anormalidades de, cinza e substância branca” no cérebro, comparadas àquelas sem, de acordo com o Dr. Sigman.

Em outras palavras, um dos efeitos de longo prazo do SDD é o dano cerebral, diz Avelino-Tandoc. Ela se refere a estudos que mostram como os cérebros jovens são afetados pelo vício da tela - o controle dos impulsos (ou aquela parte do cérebro que lhe diz para fazer as coisas) sofre, juntamente com a capacidade do cérebro de planejar, priorizar e organizar. Outro resultado alarmante é que se diz que danifica uma área conhecida como ínsula, que desenvolve empatia e compaixão pelos outros. Tempo de tela excessivo também leva ao processamento de informações ineficiente e desempenho insatisfatório da tarefa.


Mas enquanto o SDD é muito real, Avelino-Tandoc nos lembra que nosso filho não precisa sofrer com isso. “Dispositivos ou gadgets não são ruins por si só. São ferramentas úteis e essenciais para comunicação, pesquisa, aprendizado, entretenimento, entre outras coisas. Os pais estão lidando com aprendizes do século XXI, o que chamamos de "nativos digitais". Eles devem permitir que seus filhos manipulem essas ferramentas. No entanto, o equilíbrio é a palavra-chave ”, diz ela.


 

Os pais precisam se encarregar de gerenciar o uso equilibrado da tecnologia em casa. Além de usar gadgets, eles devem ser capazes de encorajar seus filhos a se desenvolverem fisicamente, melhorar suas habilidades linguísticas e sócio-emocionais, bem como fazer aprendizado prático.

Em vez de desenhar no smartphone ou tablet, os pais podem motivar seus filhos a desenhar, rabiscar e colorir usando materiais de arte real. Se eles gostam de construir estruturas, os pais podem substituir seu dispositivo por blocos, caixas ou outros materiais que possam manipular ou empilhar.

Acima de tudo, as crianças devem ser encorajadas a interagir com seus pares cara a cara. "Deixe-os brincar ao ar livre para que eles possam se expressar e com bom contato visual com seus amigos", diz Avelino-Tandoc. Não só eles constroem fortes habilidades interpessoais, mas também desenvolvem suas habilidades motoras e criatividade.

Gerenciar o tempo de tela do seu filho pode ser difícil, mas garantimos que é totalmente factível . Apenas lembre-se de equilibrar a tecnologia e a aprendizagem da vida real, e você tem tudo sob controle.


fonte: https://www.momjunction.com

5.692 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page